Mais uma obra com a marca da qualidade e eficiência Dalba, a UHE Juruena, localizada no rio Juruena, afluente pela margem esquerda do Rio Tapajós, possui potência instalada de 50 MW, distribuídas em duas unidades geradoras de 25 MW cada, do tipo Kaplan S Horizontal, com gerador à montante.
O empreendimento consiste na formação de um reservatório através de uma barragem de terra com 600 metros de extensão, cujos controles dos níveis de montante e jusante da usina será realizado por um vertedouro controlado com comportas segmentos com três vãos.
A captação de água para o circuito de geração será através de uma estrutura de controle, que direcionará a vazão turbinada para o canal de adução de comprimento em torno de 1.400 metros. Ao final do canal de adução, está prevista a estrutura da câmara de carga seguida da tomada de água contemplando dois vãos, direcionando o fluxo para dois condutos forçados de 110 metros de extensão e diâmetros de 4,5 metros cada até a casa de força do tipo abrigada que gerará os 50 MW de potência instalada.
As obras de construção da UHE, tem duração prevista em torno de 23 meses, irão gerar uma movimentação de terra de 2.372.041 m³, e as estruturas civis consumirão 58.191 m³ de concreto convencional (CCV), gerando empregos para aproximadamente 600 colaboradores durante a construção.
É uma honra executar uma obra tão importante para o desenvolvimento do nosso país, um compromisso Dalba em transformar caminhos, para melhor.
Canteiro de Obras – UHE Juruena
Canteiro de Obras – UHE Juruena
Casa de Força – UHE Juruena
Escritório – UHE Juruena
Vertedouro – UHE Juruena
Canteiro de Obras – UHE Juruena